sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Obras do pedágio da BA 093 avançam

O local que antes dava lugar a morros cobertos pela vegetação nativa, hoje é cenário de obras aceleradas para a construção de uma praça de pedágio. À beira da rodovia BA-093, pouco depois do distrito de Pitanga de Palmares, no sentido Simões Filho-Camaçari, a movimentação de caminhões e tratores é intensa. O espaço plano, onde será construído o ponto de cobrança, fica maior a cada dia.


O desmatamento na região já foi motivo de manifestação. No dia 23 de novembro, uma terça-feira, comunidades quilombolas de Pitanga de Palmares foram até o local da obra e, com cartazes de protesto, manifestaram sua indignação.

Para os motoristas que trafegam na rodovia diariamente, as obras são um lembrete de que em breve será necessário desembolsar uma taxa para isso. A taxa proposta pela Concessionária Bahia Norte foi de R$ 2,32, mas será reajustada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre 2008 e 2011.

A taxa ainda não está sendo cobrada, mas já é possível citar benefícios e incômodos das mudanças. Logo após a privatização da BA-093, foram realizados trabalhos emergenciais, como recapeamento em pontos críticos. Em contrapartida, os motoristas sofrem com os constantes bloqueios no trânsito por conta das obras. No citado futuro ponto da praça de pedágio, por exemplo, o fluxo de veículos é sempre lento.



Fonte: RMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário